ALÉM DO PRÊMIO, O QUE VOCÊ GANHA AO PARTICIPAR DE UMA COMPETIÇÃO DE STARTUPS?

by

O mercado brasileiro de startups está ficando cada vez mais maduro. Hoje em dia temos vários exemplos de startups brasileiras que receberam investimento significativo de fundos locais ou gringos, e pelo jeito esta tendência vai continuar. Uma grande tendência que também está bastante presente no mercado brasileiro são as competições de startups. São vários eles, alguns oferecendo apoio financeiro e benefícios em serviços como prêmios, outros investimento. Mas será que vale mesmo a pena participar dessas competições? Claro que sim!

São vários os modelos de competições: de startups, aplicativos, hackathons, competições de elevator pitch, de programação, etc. Mas, além do prêmio, o que uma startup ganha ao participar desses eventos?

TESTE O POTENCIAL E DÊ VISIBILIDADE PARA SUA STARTUP

Uma competição de startups é um ótimo lugar para testar o potencial do seu produto, e seu próprio potencial, já que terá que apresentar seu pitch diante do júri e dos participantes. Após a apresentação, não deixe de conversar com cada membro do júri para ter um feedback pessoal sobre seu produto e apresentação.

Ao se apresentar em uma competição você estará expondo sua ideia para o mundo. Aproveite para analisar a reação das pessoas perante seu pitch. Seu produto atraiu olhares? Como foi a recepção com o público após a apresentação? Utilize essas informações para melhorar seu produto, pitch e slide deck.

COMO APROVEITAR A EXPOSIÇÃO?

Os prêmios dessas competições geralmente não são o suficiente para sustentar sua startup por 5 meses, mas ele vem com benefícios que podem durar muito mais. Caso seja vencedor em uma competição, sua startup será exposta à mídia. Aproveite este momento para divulgar seu produto e seus planos de investimento, entre imediatamente em contato com os principais blogs do segmento e ofereça disponibilidade para entrevistas. Aproveite o bom momento para realizar parcerias e não deixe de divulgar o novo prêmio em seu site.

NETWORKING COM AS PESSOAS CERTAS

Muitos empreendedores menosprezam o real valor dessas competições, mas eles não se lembrar de sua arma mais forte, o networking. Aproveite o tempo e exposição que você terá durante o evento para fazer o networking com as pessoas certas. A competição real está lá fora, e o networking inteligente pode gerar muitos benefícios para sua startup, mesmo se não ganhar a competição. Vença a timidez e certifique-se de que você conversou com o máximo de pessoas possível, seus contatos durarão mais que o prêmio.

ENCONTRE SEU PRÓXIMO FUNCIONÁRIO

Como está a sua equipe? Será que seu time atual é o ideal para sua startup? Independente da sua resposta, participar de competições de startups é ótimo para conhecer pessoas interessadas no ecossistema empreendedor. Siga nossa dica acima de networking, mas também pratique o networking específico, conhecendo profissionais competentes que podem um dia se juntar a sua equipe. Se durante o evento existir também uma competição de programação, melhor ainda! Participe ou fique por perto para conhecer os mais qualificados para seu negócio. Confira nossas dicas para montar uma equipe de campeões, mas antes saiba dos cuidados necessários ao contratar alguém.

Então não conseguiu ganhar o prêmio? Não fique triste, você certamente aprendeu bastante só de subir no palco e apresentar seu produto. O fracasso está presente na vida de todos os empreendedores, lado a lado com o aprendizado. Lembre-se de seguir os passos acima para que o verdadeiro prêmio não seja apenas o dinheiro oferecido. Outra dica importante é para os tímidos: pratique bastante seu pitch e fique preparado para as perguntas. A timidez pode matar sua apresentação e prejudicar seu networking.

Boa sorte!

Fonte: Webholic.com.br